Graffiti

Graffiti
Para quem não percebe o que está escrito na imagem eu faço a tradução "HipHop" espero que gostem de ver o blog e que ponham comentários e que o visitem muitas vezes.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Hip hop

Hip-hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos. Trata dos conflitos sociais e da violência urbana vividos pelas classes menos favorecidas da sociedade, com temas como, a cultura das ruas, dos guetos, e das injustiça. É um movimento de reinvidicação de espaço e voz, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.
O hip hop como movimento cultural é composto por quatro elementos (actividades): o canto do rap, a instrumentação do DJ, a dança do break dance e a pintura do grafitti. A música hip hop refere-se aos elementos rap e DJ, sendo que o termo "hip hop" é também usado como substituto para o rap.

História

O hip-hop emergiu no final da década de 1960 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentaram todo tipo de problemas, como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues (quem fazia parte de alguns dos gangues, ou quem estava de fora, conhecia os territórios e as regras impostas por elas), os quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial.
Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, como música, dança, poesia e pintura. Os DJs Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash, Grand Wizard Theodore, GrandMixer DST (hoje DXT), Holywood e Pete Jones, entre outros, observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço, assim nasceram as Block Parties.
Cada gangue encontrava na arte uma forma de canalizar a violência em que viviam submersos, e passaram a frequentar as festas e dançar break, competir com passos de dança e não mais com armas. Essa foi a proposta de Afrika Bambaataa, considerado hoje o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador da junção dos elementos, criador do termo hip-hop e por anos tido como "master of records" (mestre dos discos), por sua vasta colecção de discos de vinil.
O DJ Hollywood foi um DJ de grande importância para o movimento. Apesar de tocar ritmos mais pop como a discoteca, foi o primeiro a introduzir em suas festas MCs que animavam com rimas e frases que deram início ao rap. Os MCs que animavam as festas passaram a fazer discursos rimados sobre a comunidade, a festa e outros aspectos da vida quotidiana. Taki 183, o grande mestre do Pixo, fez uma revolução em Nova Iorque ao lançar suas "Tags" (assinaturas) por toda cidade, sendo noticiado até no New York Times da época. Depois dele vieram Blade, Zephyr, Seen, Dondi, Futura 2000, Lady Pink, Phase 2, entre outros.

Sem comentários: